É a Semana Internacional do Meio Ambiente e a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, trabalha para defender os espaços verdes da cidade. O município possui cinco áreas de preservação ambiental, um parque natural e um horto municipal. As unidades de conservação são administradas pela secretaria, que também executa atividades de licenciamento e fiscalização ambiental.
Segundo o secretário da SEMAS, André Mazoni, a pasta está comprometida com a manutenção das áreas verdes: “Esta é uma forma de conseguirmos trazer mais natureza para nossa cidade que, como sabemos, é altamente urbanizada. Ampliar os nossos locais de conservação é auxiliar na construção de um planeta melhor para todos”.
São João de Meriti está entre as 16 cidades que receberam o programa Florestas do Amanhã, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade em parceria com o município. O documento prevê a redução da emissão de gases do efeito estufa com o plantio e a recuperação de vegetação. A ideia é reflorestar a áreas de preservação ambiental do Limoeiro no Jardim Metrópole, da Vila Andorinhas, no bairro de mesmo nome, da Aeronáutica em Olavo Bilac e os parques Boa Vista (Pau Branco) e Municipal Jardim Jurema (Venda Velha), totalizando 50 hectares.
No próximo mês, dia 17 de julho, Dia Mundial das Florestas, será reinaugurado o Horto Municipal Sergio Luiz que foi reformado o será feito o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Jardim Jurema, último vestígio de Mata Atlântica na cidade. O espaço fica localizado entre a Venda Velha e o Jardim Sumaré, foi criado pelo Decreto Municipal nº 4220/2004 numa área de, aproximadamente, 149.000 m².