Prefeitura de São João de Meriti realiza grande mutirão de limpeza e retira 800 toneladas de lixo
A Prefeitura de São João de Meriti, através das Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Públicos, em parceria com a Defesa Civil, iniciou na quinta-feira (02-01), um grande mutirão de limpeza urbana com apoio do Governo do Estado do Rio. Foram retirados cerca de 800 toneladas de lixo e entulho em 13 bairros da cidade.
A operação, que tem a previsão de duração de 30 dias, começou às 6h da manhã, na frente da sede da Prefeitura. Homens e máquinas trabalharam nos serviços de capina, roçagem, limpeza, retirada de entulho, coleta de lixo e poda de árvores. O grande mutirão tem como objetivo recolher mais de 15 mil toneladas de lixo e entulho acumulados, com 71 máquinas (51 à serviço da Prefeitura e 20 cedidas pelo Governo do Estado) e 200 profissionais envolvidos diretamente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o maquinário é composto por: 8 retroescavadeiras, 2 escavadeiras hidráulicas, além de 41 caminhões (15 basculantes, 3 vacall/sucção à vácuo, 20 trucados e 3 cestos), totalizando as 51 máquinas da Prefeitura. A equipe da Defesa Civil realizou o serviço preventivo de poda de árvores na Avenida Presidente Lincoln.
O prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, coordenou as ações e fiscalizou o trabalho das equipes. “Iniciamos hoje o primeiro passo da transformação da cidade com um grande mutirão de limpeza. Quero reforçar que meu gabinete será nas ruas para atender as demandas da população e garantir o bem-estar das famílias meritienses”, afirmou. “Gostaria de agradecer ao Governador do Rio, Cláudio Castro, por todo apoio na missão de deixar a cidade limpa, o que será uma das marcas da nossa gestão”, completou Léo Vieira, acompanhado da vice-prefeita Letícia Costa, do deputado federal Luciano Vieira, o presidente da Câmara, Doca Brazão, além de outros vereadores.
A Avenida Doutor Roberto Silveira, onde está localizado o Cemitério do Éden, a Avenida do Canal (Sobec), em Vilar dos Teles, e a Avenida Tôrres Homem, nos arredores do Terminal Rodoviário do Éden, foram alguns dos pontos de lixo e entulho irregular limpos no primeiro dia de mutirão. No total, 13 bairros foram percorridos, são eles: Sumaré, Éden, Coelho da Rocha, Parque Araruama, Vila São João, Venda Velha, Tomazinho, Engenheiro Belfort, Centro, Vila Rosali, Agostinho Porto, Jardim Metrópole e Jardim Paraíso.