São João de Meriti participou do Dia D de vacinação contra a gripe, uma ação do Ministério da Saúde em parceria com todos os municípios do país. A prefeitura da cidade colocou as 22 unidades de saúde para funcionar neste sábado, das 8h às 17h.

Além da vacina da gripe, todas as outras estavam disponíveis nas unidades. Foto: (Gabriel Lopes)

Neste momento inicial, conforme determinação do ministério, a vacina é para crianças de seis meses até cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, quilombolas, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, professores da educação, profissionais de segurança, salvamento e das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais.

O prefeito aproveitou a campanha para se vacinar. Da esquerda para a direita: Dr. Marcio Bermal, diretor médico do Centro de Saúde Aníbal Viriato; Dr. João, prefeito da cidade e Francisco Carlos Canedo, diretor administrativo da unidade. Foto: Gabriel Lopes

O prefeito Dr. João Ferreira Neto esteve presente no Centro de Saúde Aníbal Viriato de Azevedo e convidou a todos para a campanha: “Sou idoso, estou com 73 anos, acabei de tomar minha vacina contra a gripe e convoco a toda a população de São João de Meriti, que está dentro do grupo prioritário, para fazer o mesmo. É importantíssimo se vacinar, para que possamos evitar complicações das doenças, gripe severa, pneumonia e internação hospitalar. Venham todos se vacinar, nossos profissionais são capacitados, habilitados e treinados para imunizar vocês”, disse ele.

O município disponibilizou 22 unidades de saúde para a campanha. Foto: Gabriel Lopes

O diretor de Vigilância Epidemiológica do município Paulo Ribeiro chamou a atenção de todos para a importância da vacinação, principalmente neste período de outono, caracterizado por um tempo seco, com temperaturas mais baixas que podem gerar alergias e doenças respiratórias. “Nós estamos em um período que antecede o inverno e é mais propenso às síndromes respiratórias que podem ser agudas e graves. A vacina previne essas doenças. Então, imunizando a população, nós conseguimos reduzir o número de atendimentos nas unidades de emergência e a hospitalização das pessoas”, explicou ele.

Os meritienses aproveitaram a ação e compareceram as unidades. O estocador José Moreira, de 74 anos, está sempre com a caderneta de vacinação em dia e espera o mesmo das outras pessoas: “A vacina é muito importante porque evita que eu pegue uma pneumonia. Tem até gente que fala que tomou vacina e ficou gripado, mas ela evita que fiquemos com uma gravidade maior da doença. Então, vacinar só faz bem, não faz mal nenhum. O importante é fazer o nosso papel de vir aqui e se proteger. Eu espero que as outras pessoas também façam isso, eu tomo todas que forem necessárias”, disse ele.

Leila da Silva, autônoma, 63 anos. Foto: Gabriel Lopes

A autônoma, Leila da Silva, de 63 anos, também foi tomar o imunizante e deu o seu recado: “Tem muita gente que trabalha durante a semana e só tem o final de semana para tomar as vacinas, por isso é importante ter ações como essa na cidade”, enfatizou.

A prefeitura também iniciou a vacinação aos sábados para todos os imunizantes com uma Unidade Móvel da Saúde nos bairros sem cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nas semanas seguintes, alguns postos estarão abertos com o mesmo objetivo. Todos as vacinas estarão disponíveis, entre elas: a BCG, a HPV, a poliomielite, a vacina rotavírus humano (VHR), a febre amarela, a tríplice viral, entre outras. Veja abaixo a programação dessa ação nos próximos sábados:

• 20 de abril:
    Unidade Móvel: Campo do Martins (acesso ao Morro do Carrapato)
    Postos Abertos: Coelhão, Parque Araruama, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré
  • 27 de abril:
    Unidade Móvel: Praça da Bandeira
    Postos Abertos: Vila São José, Vila Rosali, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré
  • 4 de maio:
    Unidade Móvel: Vila Olímpica
    Postos Abertos: Tibagi, Vila União, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré
  • 11 de maio:
    Unidade Móvel: Calçadão de Coelho da Rocha
    Postos Abertos: Novo Rio, Coelhinho, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré
  • 18 de maio:
    Unidade Móvel: Venda Velha (próximo ao Cemitério)
    Postos Abertos: Vila São João, Gato Preto, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré
  • 25 de maio:
    Unidade Móvel: Praça do Rodo (no bairro Jardim Metrópoles)
    Postos Abertos: Almir Gonçalves, Morro das Pedras, Aníbal Viriato e Jardim Sumaré

Pontos de reforço durante a semana
    Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Jardim Meriti, funciona o polo de vacinação para adolescentes, a partir de 9 anos de idade, com doses contra influenza, covid, dengue, HPV e meningocócica ACWY. O atendimento na igreja é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, das 8h às 12h. Já no Centro de Convivência da Melhor Idade tem vacina contra a gripe e a covid com a bivalente, disponível para idosos, a partir de 60 anos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde