A Prefeitura de São João de Meriti, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, deu início hoje, 22/4, à Operação Cidade Limpa. O objetivo é limpar as ruas da cidade, recolher o entulho deixado nas vias, desassorear os rios e canais para prevenir enchentes e a proliferação de doenças. Para isso, o município recebeu do Governo do Estado o reforço de cinco máquinas e 20 caminhões.

Os primeiros bairros que serão contemplados são: Bacia de Éden, Vila São João, Jardim Metrópoles e Parque Analândia. “Iniciamos o Mutirão Cidade Limpa. Colocamos todos os nossos equipamentos mais os enviados pelo governo do estado nas ruas para reforçar toda a estrutura e manter o município limpo. Vamos transformar São João de Meriti na cidade mais limpa de todo o estado do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito Dr. João.

Operação Cidade Limpa. Foto: Edgar Maciel

Vereadores, o diretor da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento Cláudio de Souza Pinto representando o Governo do Estado, o deputado federal Bebeto da Veggi e o deputado estadual Valdecy da Saúde estiverem em frente à prefeitura para acompanhar o prefeito na abertura do primeiro dia de trabalho das equipes no Cidade Limpa. O parlamentar federal destacou o quanto é fundamental o apoio da população: “Essa operação montada para aumentar a limpeza da cidade, vem ao encontro das demandas dos moradores. Esse momento é importante, mas também quero fazer um apelo. Cidade limpa, não é a que mais se limpa, é a que menos se suja”.

A parceria do executivo municipal com as demais esferas de poder, tanto estadual quanto federal, tem promovido diversas melhorias para a cidade. “São João de Meriti acabou de receber mais um reforço do Governo do Estado: retroescavadeiras, máquinas e caminhões para que a gente possa, juntos, fazer esse trabalho de limpeza. Queremos, em no máximo 30 dias, dizer que o município é o mais limpo da Baixada Fluminense. Eu só tenho que agradecer e falar que somente através da união de forças é que estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o deputado estadual Valdecy da Saúde.

Operação Cidade Limpa. Foto: Edgar Maciel

Desde março de 2021, após a prefeitura assumir a coleta domiciliar de lixo, já foram recolhidas e destinadas ao descarte correto de resíduos cerca de 500 mil toneladas de lixo e 367 mil toneladas de entulho.

Operação Cidade Limpa. Foto: Edgar Maciel

O disque entulho da Secretaria de Serviços Públicos está à disposição da população para agendamento da retirada do material que precisa ser descartado. Os números são (21) 3752-3852 ou (21) 99973-4333 e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.