Começou hoje, 4/5, o projeto “Saúde para Todos”. Inédito na cidade, consiste na abertura de alguns postos de saúde aos sábados para atender a população, das 8h às 13h. Neste primeiro dia de funcionamento, cerca de 500 atendimentos foram realizados. Entre eles: médico clínico, atendimento de enfermagem e hiperdia, preventivo e imunização com todas as vacinas do calendário pediátrico, do adolescente e do adulto. Não é necessário marcar a consulta para ser atendido.

Cinco postos de saúde realizaram atendimento de odontologia. Foto: Joyce Vitória

O prefeito Dr. João Ferreira Neto esteve presente na Unidade de Saúde da Família Salvador José de Lima (Gato Preto) e falou sobre a ação: “Esse projeto está em fase de implantação. O objetivo é ter uma cobertura maior de atendimento de saúde para a população aos finais de semana e diminuir o número de pessoas que procuram a UPA do Jardim Íris para serviços ambulatoriais. Aqui no Gato Preto já tivemos cerca de 50 atendimentos médicos só hoje.” O secretário de Saúde Dr. Altair Soares Neto também visitou as unidades para acompanhar as atividades e declarou que dará continuidade ao serviço: “Posto de saúde é uma festa, é uma celebração de saúde! Então, entendemos que a população tem que ter um contato estreito com os postos. Esse projeto foi pensado justamente para isso, para que os meritienses venham, usufruam e tenham saúde. Nós estamos aperfeiçoando e vendo as necessidades de cada bairro para melhorar o programa. Mas ele veio para ficar.”

As mamães da cidade também fizeram consulta de pré-natal. Foto: Joyce Vitória

A dona de casa Tamires da Silva, de 34 anos, aprovou o atendimento aos sábados: “Eu não estava conseguindo vir ao posto durante a semana e eu precisava muito para os meus filhos ter uma consulta com um clínico. Inclusive, nessa unidade do Gato Preto, eu tive um acompanhamento muito especial da médica e da agente de saúde. Elas fizeram o diagnóstico do meu câncer de mama. Foi aqui que eu tive total apoio”. O aposentado Celio Ferreira de 72 anos também ficou satisfeito com o projeto: “É muito melhor abrir o posto aos sábados porque durante a semana não temos tempo. Não só eu, mas também muitas outras pessoas. É uma porta que está se abrindo para os demais que têm problema durante a semana. Essa unidade é uma bênção de Deus, o bairro estava precisando. Eu espero que continue e que seja cada vez melhor”, disse ele.

Todas as vacinas do calendário pediátrico, do adolescente e do adulto estão disponíveis. Na imagem, o aposentado Celio Ferreira usufruindo do serviço. Foto: Joyce Vitória

As unidades que estiveram abertas neste sábado, 4 de maio, pertencem à Estratégia de Saúde da Família, são elas: USF Vila União, USF Parque Alian e USF Jacy Alves dos Santos Jr. (Vila São José), *USF Salvador José de Lima (Gato Preto), *USF Everaldo de Almeida Freire (Coelhão), *USF Maria da Glória Costa (Guarani), *USF Venda Velha (Parque Novo Rio) e *USF Almir Gonçalves Silva (Parque José Bonifácio). As que estão marcadas com * também disponibilizaram atendimento de odontologia.

Todas as oito unidades de Saúde abertas disponibilizaram atendimento com o médico clínico. Foto: Joyce Vitória

Endereços:

• USF Vila União: Rua Álvaro Proença, s/n – Vila União
• USF Parque Alian: Rua Jaspen, s/n – Parque Alian
• USF Jacy Alves dos Santos Jr. (Vila São José): Avenida Comendador Teles, 9 – Vila São José
• USF Salvador José de Lima (Gato Preto): Rua Ceci, s/n – Éden
• USF Everaldo de Almeida Freire (Coelhão): Rua Ex-combatente, s/n – Coelho da Rocha
• USF Maria da Glória Costa (Guarani): Rua João Venâncio da Rosa, s/n – Guarani, Jardim Metrópole
• USF Venda Velha (Parque Novo Rio): Avenida Estácio de Sá, s/n – Parque Novo Rio
• USF Almir Gonçalves Silva (Parque José Bonifácio): Avenida Bela Vista, s/n – Jardim Bonifácio (Próximo ao CIEP 175)

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde