A UPA Infantil está de portas abertas para receber as crianças, 24h, de domingo a domingo. Foto: Edgar Maciel

Com uma área de 1.000m², completamente reformada, climatizada e com equipamentos de ponta começou a funcionar hoje, 13/5/24, às 8h, a UPA Infantil de São João de Meriti, no bairro de Éden. A inauguração foi realizada na noite da última sexta-feira, 10/5, pela prefeitura. O centro de urgência e emergência pediátrica está aberto 24h, de domingo a domingo.

Primeiro dia de atendimento da UPA Infantil de Éden. Foto: Edgar Maciel

No evento, o prefeito Dr. João Ferreira Neto falou sobre os próximos projetos: “É um momento de extrema felicidade para todos nós. Foram muitas batalhas para conseguir verbas e terminar essa obra. Ainda temos um grande desafio pela frente, a inauguração do nosso Hospital Municipal, da Maternidade Municipal e do Centro Especializado em Reabilitação. O meu desafio é entregar todos eles até o fim do mandato. Essa unidade é uma realização administrativa muito grande, é isso que dá o prazer de ser um homem público, realizar coisas que vão beneficiar toda a cidade”.

O centro de imagem da unidade é totalmente digitalizado. Foto: Edgar Maciel

A secretária estadual de Saúde Cláudia Mello representou o governador Cláudio Castro e reafirmou o apoio ao município: “É um orgulho muito grande estar aqui na inauguração dessa UPA Pediátrica, que será uma transformação na Saúde. Eu sou de Nova Iguaçu, então sei o quanto a Baixada Fluminense precisa, cada vez mais, de investimentos. Essa é a missão do governador, ampliar os serviços de saúde para a população e ele é incansável. Nós estamos aqui para apoiar e investir para que a gente sempre evolua”.

Todos os atendimentos de urgência e emergência infantil da cidade são feitos na unidade. Foto: Edgar Maciel

O prédio e a área ao redor da Unidade de Pronto Atendimento Infantil passaram por uma reforma completa que a ampliou e a reestruturou. Durante as obras, as crianças foram atendidas no posto de saúde do Jardim Sumaré, que foi adaptado para prestar o serviço como uma UPA, com toda a assistência necessária.

A unidade conta com um laboratório de análises clínicas. Foto: Edgar Maciel

Convidado para a cerimônia, o deputado estadual Valdecy da Saúde explicou como a união de forças dos representantes políticos pode ajudar o município: “Aqui não tem trabalho de uma única pessoa, tem um turbilhão de ações do prefeito Dr. João junto a mim, aos vereadores, ao governador Cláudio Castro, aos deputados federais e estaduais. Isso aqui é a realização de um grande sonho. E uma coisa muito importante: em homenagem a todas as mamães de São João de Meriti também será inaugurado ainda esse mês o maior e mais moderno Centro Especializado em Reabilitação. Isso é motivo de muito orgulho.”

A UPA Infantil possui leitos de internação, salas vermelha, amarela e de isolamento, farmácia e refeitório. Além de um laboratório para exames de análises clínicas, um centro de imagem totalmente digitalizado e uma ambulância nova, exclusiva da unidade e adaptada para emergências de pediatria.

A UPA Infantil de Meriti ganhou uma ambulância própria para atendimentos pediátricos. Foto: Edgar Maciel

“Minha filha tem quase 2 anos, mas meu filho tem 12 e eu só trazia ele aqui antes das obras. O atendimento já era excelente, agora vai estar melhor ainda, vai ser muito bom, ainda mais pra minha filha que é bebê. A UPA tá linda, muito bem equipada, com tudo novo, decoração para crianças, tá muito bom”, comentou a moradora de Éden, Luana Tavares, de 36 anos. A dona de casa Joseane Teles, de 40 anos, explicou a importância da unidade para ela: “Aqui vai ajudar a aprimorar o atendimento para crianças em relação a doenças, por dentro tá ainda mais bonita. Aqui na região não tem outro local que atenda pediatria. Agora vai ficar excelente”.

Joseane Teles, 40 anos, moradora de Éden e mãe de duas crianças. Foto: Gustavo Hiath

A UPA está localizada na Avenida Roberto da Silveira, s/n – Éden – São João de Meriti.