A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial, realizou a entrega de parte da segunda remessa dos cartões Recomeçar do Governo do Estado, na manhã desta sexta-feira (14). A ação foi na Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles. Cada beneficiário foi contemplado com o valor de R$ 3.000 (parcela única). O saldo pode ser usado na compra de materiais de construção, mobiliário e eletrodomésticos.

A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Rosangela Gomes esteve na escola para acompanhar a distribuição. Ela fez um balanço do programa no município: “É importante vocês saberem que tudo isso é fruto do esforço, da dedicação, do carinho, do trabalho e do amor que todos aqui têm por São João de Meriti. Já entregamos 300 cartões e hoje mais 300, durante a próxima semana entregaremos cerca de 700, um investimento de quase cinco milhões de reais na cidade a pedido do nosso governador”.

Da esquerda para a direita: Secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Rosangela Gomes e a Secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial Ana Silva. Foto: Gabriel Torine

Responsável pelo evento em Meriti, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial Ana Silva desejou um produtivo recomeço aos beneficiados: “Agradeço a todos por esse momento. A entrega desses cartões é a resposta de todo nosso esforço e trabalho desde as chuvas. Estamos vivendo um dia de reparação, espero que este cartão seja de grande proveito para todos. E como o nome já diz recomeçar”

Os Cartões Recomeçar foram entregues mediante a apresentação de originais e cópias do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. O meritiense Davi Ferreira, 60 anos, feirante, descreveu o que pretende fazer com o benefício: “Perdi o piso da minha casa, armário de cozinha, o fogão, a geladeira e até uma bomba. Com esse valor vou tentar repor as coisas no lugar. Não enfrentei nenhum tipo de dificuldade para ter acesso ao programa. Esse valor chegou em boa hora”. Bruna Costa, 35 anos, auxiliar de serviços gerais, moradora do Centro, falou um pouco sobre o atendimento ofertado pela pasta: “Fui bem atendida desde o início. Vou comprar minha geladeira. No início pensei que o benefício não fosse chegar até todos, não estava esperando ser contemplada”.

Também foram convidados para o evento o secretário municipal de Saúde Altair Soares, o deputado estadual Valdecy da Saúde, o deputado federal Bebeto e vereadores. A distribuição do primeiro lote no município foi no dia 2 de abril deste ano com a presença do governador Cláudio Castro e 300 pessoas foram beneficiadas. Ao todo, 1.300 cartões foram destinados para a cidade.