A Secretaria de Defesa Civil realizou ontem a reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) no auditório do MeritiPrevi, no Jardim Meriti. O objetivo foi discutir com as demais pastas da prefeitura e instituições externas as condutas para serem adotadas em ações de prevenção a problemas causados por grandes tempestades, muito volume de chuva e emergências relacionadas a desastres naturais. Esse documento vai ajudar na elaboração do Plano de Contingências 2024 – 2025 (Plancon).
As orientações estão sendo desenvolvido pela equipe técnica da Defesa Civil: geólogos, biólogo, meteorologista e arquiteto, com base em estudos dos cenários de risco na cidade. Nele são estabelecidas ações a serem adotados pelos órgãos municipais seguindo as normas previstas nas leis de número 12.608/12 e 12.340/10.
“A realização desses encontros é de grande importância para o alinhamento da função de cada secretaria e demais órgãos em casos de desastres naturais. Sendo essenciais no desenvolvimento de estratégias de atuação e ação em possíveis cenários de emergências. A Defesa Civil está sempre realizando o trabalho de prevenção e conscientização tendo como objetivo maior o de salvaguardar e de preservar vidas”, destacou o secretário de Defesa Civil Evalder Perini.
Participaram do encontro as secretarias municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial; de Fazenda Planejamento, Indústria e Comércio; de Ambiente e Sustentabilidade; de Obras; de Serviços Públicos; de Coordenação Geral e Governo; de Saúde; de Trabalho, Ciência e Tecnologia; de Ordem Pública e Trânsito; de Comunicação e Eventos; de Controle Interno; de Educação, Cultura e Turismo; o 21º Batalhão de Polícia Militar; a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Ao longo do encontro, foram tratados os protocolos de evacuação e as ações, além de pontos de apoio, abrigos, sirenes, pluviômetros e outros temas que atendam a população em caso de eventos adversos. No próximo mês será apresentado, por meio de audiência pública, o Plancon do município.