Menu fechado

No último sábado, 11 de maio, a Prefeitura de São João de Meriti reinaugurou o Ciep 138 Municipalizado Dauta Jobert Barreto, em Éden. A data também marcou o início de duas inciativas importantes na região: o Programa Meriti Livre e o Projeto Inspiração. O primeiro é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, que tem o objetivo de somar ações para aumentar a segurança pública na cidade. A Polícia Militar faz o trabalho nas ruas e as secretarias municipais como Ordem Pública, Assistência Social, Trabalho, Serviços Públicos, Saúde reforçam a oferta de diversos serviços (emissão de documentos, atendimento médico e jurídico etc) em áreas que o acesso a eles era mais difícil. Durante a semana, uma unidade móvel de Saúde vai atender os moradores da região com vacinação, odontologia, ginecologia, acompanhamento do Bolsa Família, atendimento de enfermagem e consulta clínica. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Já o Projeto Inspiração leva diversas atividades esportivas e culturais gratuitas e abertas ao público às escolas municipais todos os sábados, das 9h às 15h. Além do Ciep 138, outros 10 colégios da rede também possuem o projeto, que conta com a orientação de professores de Educação Física e de Artes Plásticas e a supervisão do departamento pedagógico da secretaria.

O prefeito, Dr. João, em sua fala, explicou que pretende expandir as ações da Educação: “Nosso principal objetivo é tirar as crianças da rua e vamos trabalhar para que, até o final do ano, todas as escolas do município, que possuam quadra esportiva, tenham atividades culturais e recreativas, não só para os alunos, mas também para os seus familiares”. 

No Ciep 138 foram feitas manutenção nas instalações hidráulicas, elétricas, de esgoto e na pintura. A melhoria contemplará os 700 alunos matriculados na unidade, que atende crianças do Maternal II (a partir de 3 anos de idade) até estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em três turnos: manhã, tarde e integral.

“Eu me sinto grata pela oportunidade de abrir essa escola para a população. Aqui é um lugar seguro, com profissionais qualificados, que não deve ser restrito apenas aos alunos. Todos podem usufruir desse espaço.” disse a secretária da pasta, Ana Paula Gomes. Após as aulas, a unidade será usada também para a prática de capoeira, muay thai, funcional e dança nas quadras esportivas recém-reformadas. As atividades serão abertas ao público.

À inauguração estiveram presentes, ainda, vereadores, secretários, o deputado federal Bebeto e o deputado estadual Valdecy da Saúde, que mencionou as últimas realizações do governo: “Municipalizamos e entregamos o Colégio Fluminense de Éden. Foi entregue ontem a unidade de urgência e emergência pediátrica aqui nessa região, na Roberto Silveira e hoje nós estamos entregando esse Ciep totalmente revitalizado. Esse é o resultado de muito trabalho para trazer melhorias para nossa cidade”.  

Sônia Oliveira é moradora da região. Ela esteve na escola e disse estar muito feliz com o programa: “As crianças daqui não possuem um espaço para fazer atividades, as praças ficam distantes. Então, vai ser muito bom ter algo para elas aqui”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *