Hoje, 19/4, foi realizada no CIEP 175, no bairro Parque Jardim José Bonifácio, em São João de Meriti, a exposição “Fragmentos de uma História”. O objetivo da mostra é reverenciar a memória de João Cândido, um grande representante do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910. No mês passado, a ação, que é itinerante, foi realizada no Centro Cultural Meritiense e contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Jansem Pereira de Melo.

“A exposição sobre João Cândido, chamada de fragmentos de uma história é um olhar ao longo desse período todo e a importância de vivenciar e fazer parte de tudo isso. Estamos chegando perto de uma grande conquista do povo negro, que será a entrega do Museu Marinheiro João Cândido no Morro do Embaixador. Agradeço a parceria de todos os nesse projeto. Obrigado!”, afirmou o superintendente de Promoção de Política de Igualdade Racial da prefeitura, Frei Tatá.

João Cândido morou parte de sua vida em Meriti, onde sua família ainda reside, e frequentemente ele é homenageado. O diretor do CIEP 175, Nelson Silva de Oliveira, falou sobre representatividade local: “Abrir as portas da escola para essa atividade é extremamente importante. É uma história fundamental para que todos saibam valorizar esse trabalho que a prefeitura tem feito através do Museu João Cândido. Lembrando que ele morou nessa cidade e que nossos alunos podem fazer um link com a vida dele”.

Os alunos também participaram de uma roda de conversa que discutiu os processos de luta por dignidade e o registro histórico e cultural das histórias de resistência.