A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a dengue nesta segunda-feira, 26 de fevereiro. A recomendação do Ministério da Saúde, para esse momento inicial da campanha, é de vacinar crianças de 10 e 11 anos de idade com a primeira dose. Em três meses será aplicada a segunda dose conforme a chegada dos imunizantes enviados pelo Governo Federal.

Primeiras crianças vacinadas contra a dengue posam com as autoridades da cidade. Da esquerda para a direita: Dra. Marilourdes Santos, subsecretária de Saúde; Dra. Marcia Lucas, secretária de Saúde; Francisco Canedo, diretor administrativo da unidade, Dr. João Ferreira Neto, prefeito de SJM, Dr. Marcio Bermal, direto médico do CMS Aníbal Viriato e Paulo Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica. Foto: Jeniffer Sarmento

O atendimento é no Centro de Saúde Aníbal Viriato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A secretária de Saúde Dra. Marcia Lucas acompanhou o trabalho deste primeiro dia e reforçou a importância da prevenção: “Nós recebemos as doses da vacina e em breve chegarão mais para contemplar as 14 mil crianças da cidade que têm a faixa etária determinada. Tragam seus filhos porque as vacinas salvam vidas. A dengue é uma doença perigosa, que mata. Também é preciso cuidar do nosso quintal, da nossa rua, da nossa comunidade. Verificar todos os dias se há possíveis focos de dengue e eliminá-los para que o mosquito não se prolifere”.

Primeira dose da vacina para crianças de 10 e 11 anos está disponível em São João de Meriti. Foto: Jeniffer Sarmento

Neste ano, até o momento (26/2), 1.365 notificações de casos foram feitas em Meriti. O prefeito, Dr. João Ferreira Neto, comemorou o início da campanha no município: “Esse é um marco muito importante para a nossa cidade. A dengue é uma doença extremamente grave, mas graças a Deus a vacina chegou. Agradeço o Governo Estadual e o Governo Federal pelo envio dos imunizantes. Todos os pacientes mais graves foram atendidos na UPA do Jardim Íris. Já estão bem, receberam alta e continuam o tratamento em casa seguindo a orientação médica.”

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos apontam que a faixa etária definida (10 e 11 anos de idade) é o público com maior incidência no número de casos notificados de dengue. Gabriella Nunes Brum, 10 anos, a primeira criança vacinada em Meriti, chegou à unidade acompanhada da mãe Joana Nunes. A pequena deixou um recado para inspirar outras crianças: “A vacinação contra a dengue é muito importante para nossa saúde. O mosquito não é nada legal. A gente pode ficar doente e com graves problemas. Então, vamos tomar a vacina e não vamos lotar o hospital com dengue. Vamos nos curar e acabar com a doença!”, disse a estudante.

Em breve, mais doses serão distribuídas pelo Ministério da Saúde. Foto: Jeniffer Sarmento

Para que a criança seja vacinada é necessário que ela esteja acompanhada do responsável e com os seguintes documentos: identidade com foto, CPF e caderneta de vacinação. O Centro Municipal de Saúde Aníbal Viriato está localizado na Rua Pastor Joaquim Rosa, 26 – Jardim Meriti, São João de Meriti.

Além da imunização, a pasta, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, trabalha com várias medidas durante todo o ano. Em 2023, um milhão de domicílios foram visitados e revisitados em três ciclos ao ano. Abaixo, as principais ações realizadas:

– Equipes da vigilância ambiental percorrem todos os bairros do município para identificar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar os moradores a ter a mesma responsabilidade em suas residências.

– São feitas palestras em escolas para educar a população quanto à importância da prevenção.

– Os carros fumacê percorrem os bairros com maior índice de casos.

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde