A Oftalmologia, um serviço bastante procurado pela população, foi inaugurado ontem à noite, 29/2, pela Prefeitura de São João de Meriti. O polo de atendimento é no Centro de Saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti, e funcionará de segunda a sexta-feira.

A técnica em Optometria Jéssica Santos testando o auto refrator da Unidade. Foto: Jeniffer Sarmento

Na cerimônia de abertura o prefeito Dr. João Ferreira Neto falou sobre o novo atendimento disponível na cidade: “O nosso Polo de Oftalmologia possui cinco salas destinadas ao diagnóstico e tratamento de patologias dos olhos, com profissionais de alta capacidade e uma aparelhagem de última geração. Um serviço entregue com muito orgulho, mas também com muita luta e trabalho para que tornássemos esse sonho uma realidade. É algo inédito em São João de Meriti e não há nada igual na Baixada Fluminense, nem consultórios tão bem equipado. É dessa forma que trabalhamos, com carinho e respeito aos nossos munícipes.”

O prefeito Dr. João Ferreira Neto discursou ao lado do deputado federal Bebedo e do deputado estadual Valdecy da Saúde. Foto: Edgar Maciel

Os equipamentos do polo são os mais modernos do mercado. Entre eles:  topógrafo, biômetro óptico, otomógrafo óptico,  auto refrator,  lensômetro, refretor de greens,  lâmpada de fenda, ultrassom óptico e microscópio. O oftalmologista e coordenador do atendimento Dr. William Alves explicou um pouco mais sobre eles: “Com o material disponível conseguiremos fazer o diagnóstico de doenças como catarata, patologias da retina, pacientes daltônicos etc. O  ultrassom verifica problemas de retinopatia diabética. Com o campo visual, diagnosticamos o glaucoma na fase inicial. O tomógrafo de coerência óptica (OCT) é o aparelho mais recomendado e usado nas consultas, com ele identificamos doenças da retina e doença macular relacionada à idade, entre outras. Enfim, estamos aparelhados com os melhores exames de diagnósticos e terapêuticos do Rio de Janeiro. Não só resolveremos os problemas da população, como também encaminharemos os pacientes para a cirurgia.”

Dra. Glauciane de Souza, médica oftalmologista e o Dr. William Alves, médico oftalmologista e coordenador do Polo. Foto: Jeniffer Sarmento

É estimado que 600 pessoas sejam atendidas por mês com a consulta oftalmológica e exames como mapeamento de retina, topografia corneana, paquimetria corneana, campimetria computadorizada, ecobiometria, ultrassonografia ocular, teste ortóptico, curva tensional diária, teste de lente de contato, microscopia especular, gonioscopia, capsulotomia posterior com YAG laser, iridotomia com YAG laser, angiografia fluoresceínica, retinografia, fotocoagulação com argon laser, potencial de acuidade macular e tomografia de coerência óptica.  “Aqui teremos diversos tipos de serviços que nunca tiveram em Meriti, desde uma refração simples, da necessidade de óculos, até a preparação para cirurgia de catarata. Além de mapeamento de retina, exame de fundo de olho e retinopatia diabética. Estamos valorizando e melhorando a qualidade de vida do cidadão meritiense”, explicou a secretária municipal de Saúde Dra. Marcia Lucas.

Lâmpada de Fenda: usada pra analisar as estruturas internas e externas do olho, como íris, córnea, cristalino, nervo óptico e retina central. Foto: Edgar Maciel

Convidado para a inauguração, o deputado estadual Valdecy da Saúde falou sobre as próximas unidades que serão entregues na cidade: “Tenho muito orgulho de participar de mais uma grande ação da prefeitura. São João de Meriti, mesmo com a maior densidade demográfica da América Latina, está de forma significativa muito melhor do que outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Hoje, estamos prestes a inaugura um hospital municipal que terá um setor de Oncologia para tratar essa doença grave e silenciosa, que é o câncer. Abriremos também o Centro Especializado em Reabilitação, para que as pessoas possam fazer um tratamento de necessidades especiais, como o autismo, a paralisia cerebral e a síndrome de Down”.

Profissionais qualificados para oferecer o melhor atendimento aos meritienses. Da esquerda para a direita: Nilson Carneiro e Jéssica Santos, técnicos em Optometria. Foto: Edgar Maciel

Para solicitar uma consulta é necessário entrar em contato com o Whatsapp da Saúde no número: (21) 96452-4989 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Esse novo serviço vai ser muito bom para todos nós, moradores, porque a gente só tinha uma clínica conveniada. Será ótimo poder se tratar pelo SUS mesmo, vai adiantar bastante a nossa vida, muita gente vai querer ser atendida e fazer exames. A marcação pelo aplicativo vai facilitar ainda mais”, disse a munícipe Vera Lúcia de Souza, de 65 anos.

Vera Lúcia de Souza, 65 anos, moradora de São João de Meriti. Foto: Jeniffer Sarmento

O Centro de Saúde Aníbal Viriato fica localizado na Rua Pastor Joaquim Rosa, 26 – Jardim Meriti, São João de Meriti. As consultas poderão ser agendadas a partir do dia 4 de março, segunda-feira.

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde