Conhecida como “Posto do Gato Preto”, a primeira Unidade de Saúde da Família de São João de Meriti, inaugurada há 24 anos, foi reconstruída e entregue aos moradores de Éden ontem, 8 de março, pela prefeitura. Localizada em um dos maiores bairros da cidade, a USF Salvador José de Lima possui, agora, dois andares e 700 metros quadrados.

O prefeito Dr. João fez a abertura da inauguração e anunciou uma entrega no setor da Educação na mesma região: “Com muito orgulho, eu digo que esse posto foi construído em 80% com verba parlamentar do meu mandato de Deputado Federal. À época, 100% das minhas emendas foram para São João de Meriti. Daqui a 30 dias, no máximo, vamos inaugurar também o antigo Colégio Fluminense de Éden, que está sendo municipalizado. As crianças terão todo o conforto, uniforme, caderno, livro, tudo fornecido pela prefeitura. Foi uma grande luta para construir esse posto, mas graças a Deus conseguimos e estamos entregando no Dia Internacional das Mulheres, com muito carinho e muito respeito.”

O prefeito Dr. João Ferreira Neto e a secretária municipal de Saúde Drª. Marcia Lucas participaram da história da unidade, que começou em 1998. Foto: Jeniffer Sarmento

O novo prédio está equipado com mais seis consultórios, ampliando a capacidade de atender a população local, cerca de 150 mil moradores. A unidade está climatizada e com acessibilidade para garantir que todos os cidadãos possam usar os serviços disponibilizados, entre eles: vacinação, pré-natal, planejamento familiar, testes-rápidos, curativo, teste do pezinho, acompanhamento odontológico, visita e atendimento domiciliar e todos os outros prestados pela Estratégia de Saúde da Família.

Cada equipe da Estratégia de Saúde da família terá o seu próprio consultório. Foto: Jeniffer Sarmento

A secretária de Saúde Dra. Marcia Lucas relatou um pouco a sua história na unidade e as novidades que terão nela. “Eu preciso dizer que fui coordenadora da ESF, junto com a Dra. Maria José, e fomos nós quem selecionamos todos os profissionais daqui, muitos permanecem até hoje. Além dos serviços já existentes, o posto terá também odontologia, ginecologia e todos os programas de saúde do município como da tuberculose, IST/Aids, hanseníase e o Hiperdia. Além disso, haverá também um ponto da Central de Marcação de Consultas para que os moradores daqui não tenham que ir até o Cemarc”, disse ela.

A novidade é que o posto terá atendimento odontológico. Foto: Jeniffer Sarmento

Tânia Maria Teixeira mora há 63 anos em Éden e lembra como era o local antes das obras: “Eu nasci e fui criada aqui. Era um terreno baldio e o Salvador fez uma casinha para atender a gente, ele foi uma pessoa muito especial para o bairro. Estou muito feliz. Ter esse posto novo é tudo de bom”, disse ela. As expectativas estão altas, principalmente após as novidades reveladas pela secretária de Saúde. “Eu espero que tenha bastante médico. Não tenho nem palavras para descrever a diferença entre a antiga unidade e a nova. Hoje, nós estamos com um padrão de excelência em São João de Meriti e esse posto de Saúde vai dar um show”, disse Adilson Francisco da Silva de 56 anos, morador do bairro há 47 anos.

Tânia Maria Teixeira, 63 anos, nascida e criada em Meriti. Foto: Jeniffer Sarmento

Convidado para a cerimônia de entrega do equipamento, o deputado estadual Valdecy da Saúde reforçou a importância do trabalho em conjunto: “Por meio da união de forças estamos levando qualidade de vida para o povo da nossa cidade. Nós temos a convicção e a consciência de que estamos fazendo uma transformação em São João de Meriti. Tivemos muitas conquistas como geração de emprego, de renda, instalação de grandes empresas por aqui, mais de 250 quilômetros de asfalto, Hospital de Oncologia, Maternidade, Centro de Reabilitação e escola técnica. Tudo isso graças à parceria que temos entre o Governo Municipal, Estadual e Federal.”

Salvador José de Lima foi o administrador da primeira Estratégia de Saúde da Família de São João de Meriti em 1998. Ela funcionou provisoriamente na casa dele até ser inaugurada dois anos depois, em 2000, quando Dr. João era secretário de Saúde.  Salvador também foi presidente da Associação de Moradores da comunidade do Gato Preto. Sueli Xavier de Lima, filha do homenageado, subiu ao palco para agradecer o reconhecimento do pai, já falecido. “É muita alegria e emoção porque esse posto era tudo para o meu pai. Isso aqui é a realização de um sonho dele, que lutou muito por melhorias na região. Então, essa inauguração é uma felicidade imensa para nossa família porque o nome dele vai estar na história de São João de Meriti. Agradecemos muito a todas as pessoas envolvidas nisso”, disse ela emocionada.

Família do homenageado da unidade de saúde inaugurada. Da esquerda para a direita: Sérgio Xavier de Lima, Silas Xavier de Lima, Sueli Xavier de Lima, Simone Xavier de Lima, filhos e Micael de Vasconcelos Lima, neto. Foto: Jeniffer Sarmento.

A unidade fica localizada na Rua Ceci, s/n – Éden, São João de Meriti, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde