Menu fechado

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, entregou hoje (2/4), os materiais de trabalho dos agentes de combate a endemias com o tema: “Meriti contra a dengue”. A distribuição para 200 servidores ocorreu no Centro Cultural Meritiense. Os equipamentos consistem em uma mochila para o deslocamento das ferramentas e insumos, além de uma camisa para identificação.

As mochilas foram personalizadas para o combate à dengue. Foto: Jeniffer Sarmento

Estudos da Sociedade Brasileira de Infectologia apontam que o pico de casos de dengue no país será alcançado agora nos meses de abril e maio. O diretor de Vigilância Sanitária do município, Emilson Xexéu, reforçou a importância do trabalho das equipes contra a disseminação da doença: “Estamos prestes a atingir o grande pico da dengue, por isso estamos intensificando o nosso trabalho. O que fazemos ajuda a proteger a população das arboviroses como a dengue, a chikungunya e a zika”, disse ele.

Da esquerda para a direita: Wanderley Menezes coordenador da Vigilância Ambiental de SJM, Emilson Xexéu diretor da Vigilância Sanitária e José Carlos Julião coordenador do combate ao mosquito da dengue no município. Foto: Jeniffer Sarmento

De acordo com o Ministério da Saúde, o combate ao mosquito Aedes aegypti é a forma mais eficaz de prevenir as doenças disseminadas por ele. Em 2023, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da cidade realizou cerca de um milhão de visitas domiciliares para verificação e eliminação dos criadouros de larvas do mosquito. Esse ano, até o final de abril, a previsão é que cerca de 360 mil imóveis serão visitados, além das vistorias em escolas, associações e templos religiosos, comércio e do carro fumacê em locais de maior incidência.  

Agente de Combate a Endemias há 32 anos em Meriti, Elizete Dias relatou o que, para ela, é fundamental: “O nosso trabalho é a visitação domiciliar, a orientação ao morador para que não deixe nenhum tipo de água parada acumulada, nenhum material no quintal que possa virar um criadouro, nada que possa acumular água. Quando necessário fazemos também o tratamento com larvecida”, disse ela. Jorge Cunha também atua na pasta há 21 anos, ele acredita que os novos utensílios irão ajudar na persuasão da equipe sobre as pessoas: “É muito importante a entrega desse material porque auxilia na credibilidade e no convencimento da população, que aceita melhor nossa visita quando estamos totalmente uniformizados”, afirmou ele. 

Jorge Cunha é agente de combate a endemias em São João de Meriti há 21 anos. Foto: Jeniffer Sarmento

A prefeitura também disponibiliza a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos, nas Unidades de Saúde da Família Vila São João e Vila Tiradentes e no Centro de Saúde Aníbal Viriato de Azevedo, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Por Joyce Vitória / Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

EM DESTAQUE