A nova Unidade de Saúde da Família Almir Gonçalves Silva no bairro Parque José Bonifácio foi inaugurada ontem pela Prefeitura de São João de Meriti. O posto foi ampliado, está com 403 m² de área construída, novos equipamentos e um ambiente climatizado que irá atender toda a população da região, estimada em 16 mil pessoas. Antes, o atendimento era realizado na Rua Visconde Barbacena, nº 546.

O prefeito Dr. João anunciou a reabertura do Hospital Municipal Abdon Gonçalves para 2024 com os serviços de Oncologia e de Hemodinâmica. Foto: Edgar Maciel.

O prefeito da cidade, Dr. João, fez a abertura do evento. Ele falou do desafio que foi concluir esse projeto e anunciou a reinauguração do Hospital Municipal de São João de Meriti para 2024: “Eu estou lutando para fazer esse posto de saúde há sete anos, desde o primeiro dia que eu assumi a prefeitura. Foram várias idas e vindas a Brasília para tentar, juridicamente, resolver esse problema. O Ministério da Saúde nos autorizou a dar início às obras, que foram feitas com recursos municipais, por meio do imposto pago por cada um de vocês. Foi um grande desafio erguer este posto e o do Guarani. Ano que vem, entregaremos o nosso Hospital Municipal de São João de Meriti, com os serviços de Oncologia e Hemodinâmica, porque câncer e as doenças cardiovasculares são as que mais matam as pessoas”.

A secretária de Saúde de São João de Meriti Dra. Marcia Lucas e a coordenação da Estratégia de Saúde da Família do município. Foto: Jeniffer Sarmento

A secretária municipal de Saúde Dra. Marcia Lucas explicou o motivo da ampliação da unidade: “O posto foi ampliado para abraçar quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família. No momento, nós temos sete mil pessoas cadastradas, mas vamos chegar a 16 mil e alcançar toda a área do Parque José Bonifácio. O objetivo foi dar uma cobertura maior da Atenção Básica na região em todos os âmbitos da Saúde. Nós iremos trabalhar a prevenção, a assistência e o tratamento aqui na unidade com todos os nossos programas, incluindo o de IST/Aids.”

A USF trabalhará com a promoção da saúde e a prevenção de doenças com os serviços de vacinação, pré-natal, teste do pezinho, acompanhamento odontológico, visita e atendimento domiciliar, programas de combate e prevenção à tuberculose, hanseníase, DST/Aids e Hiperdia. O posto está equipado com três consultórios odontológicos, ambulatório de pediatria, ginecologia e cardiologia.

O posto contará com três consultórios odontológicos. Foto: Edgar Maciel

Convidado para o evento, o deputado estadual Valdecy da Saúde reafirmou a importância da união para o fortalecimento da cidade e do Estado: “O que São João de Meriti e o Estado do Rio de Janeiro precisam é da política de junção de forças e do entendimento. É assim que vamos finalizar este ciclo de dezenas de equipamentos públicos entregues só neste ano de 2023. Em apenas um mandato como deputado estadual, já trouxe quatro vezes mais recursos para a nossa cidade do que todos os deputados estaduais que por aqui passaram, porque eu amo a nossa cidade e quem ama cuida”.

Maria do Socorro e Maria de Souza, moradoras antigas do bairro Parque José Bonifácio. Foto: Jeniffer Sarmento

Moradora do bairro Parque José Bonifácio, há mais anos do que consegue se lembrar, a senhora Maria do Socorro, 77 anos de idade, fala da importância da nova unidade para ela: “Eu sou muito antiga aqui. Ainda não tinha água e nem luz, não me recordo exatamente em que ano cheguei. Então, esse posto aqui é uma vitória pra mim. É 100% importante, porque nós nunca tivemos algo assim aqui na região”, disse ela. Em meio às dificuldades do dia a dia, a senhora Maria de Souza de 72 anos agradece a inauguração da nova unidade de saúde: “Esse posto pra mim foi uma benção, pois eu tenho pressão alta e sou hipertensa. É muito bom ter ele perto de casa, porque nem todo dia nós temos dinheiro para pegar transporte público, uber ou pra ter um carro. Agora eu posso me cuidar e fazer um acompanhamento médico”.

A Unidade de Saúde da Família Almir Gonçalves Silva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Bela Vista, s/n- Parque José Bonifácio (próximo ao CIEP 175).

Por Joyce Vitória

Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde