+ Segurança: Inauguração do Centro Integrado de Policiamento de Éden

A Prefeitura de São João de Meriti inaugurou na tarde de ontem, 9/1, o Centro Integrado de Policiamento de Éden. Policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) que atuam em parceria com a Administração Municipal e agentes da Guarda Municipal e da Ordem Urbana fazem parte do efetivo da unidade.

PROEIS. Foto: Edgar Maciel

O prefeito Dr.João destacou o quanto o município trabalha, dentro das suas atribuições, em prol da segurança pública: “Não fugimos em momento algum da nossa responsabilidade. Temos dado apoio ao nosso 21º Batalhão de Polícia. Fazemos reuniões com as forças de segurança. Colocamos câmeras em pontos estratégicos do município e ampliamos ainda mais o número de equipamentos espalhados pela cidade. Isso tem auxiliado muito, não só o batalhão, como também a delegacia. Várias apreensões em flagrante foram feitas com a ajuda das imagens. Ampliamos os serviços de limpeza e praticamente 100% da cidade está iluminada com LED. Além do trabalho do nosso secretário de Ordem Pública Coronel D’Ambrosio e do deputado estadual Valdecy da Saúde que solicitou ao governador Cláudio Castro o aumento do contingente do 21º BPM”.

Terminal Rodoviário de Éden. Foto: Edgar Maciel

Pela rodoviária passam três linhas de ônibus com destinos para o Castelo (Rio), a Central do Brasil (Rio) e o Parque Araruama. A movimentação é de cerca de mil pessoas por dia. A estação, que estava desativada há décadas, foi completamente reformada e inaugurada em março do ano passado para atender aos moradores de Éden, bairro que tem uma população estimada em 62 mil habitantes. A área do terminal, antes da obra, estava degradada e fazia parte da mancha criminal da cidade com indicadores de violência como roubo a transeuntes. Desde o início do policiamento, no ano passado, não há mais ocorrências desse tipo no local.

“Inauguramos o Centro Integrado de Segurança visando o melhor para o entorno desse bairro. O que antes era um espaço abandonado, agora possui um posto de segurança 24 horas”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Defesa Civil e Trânsito Coronel d’Ambrosio.

Autoridades presentes. Foto: Edgar Maciel

Também presente ao evento, o comandante do 21ºBPM, Tenente-coronel Maia, avaliou a união de forças: “Isso é uma parceira muito boa da prefeitura junto com a Polícia Militar. O município disponibiliza a viatura e realiza o pagamento dos agentes para fazer um patrulhamento ostensivo implementado junto com o batalhão”.

Policiais de São João de Meriti. Foto: Edgar Maciel

Outros representantes das forças de segurança também participaram do evento como o Major Sirlei Gomes, subcomandante do 14⁰ Grupamento dos Bombeiros,  o policial civil Luizinho, representando a 64ª DP e o Major Nei, comandante do PROEIS na Baixada Fluminense, que falou como as equipes trabalham: “O objetivo do PROEIS aqui no município é diminuir a mancha criminal da localidade, promovendo bem-estar e segurança para a população. Sempre realizamos uma análise do índice de violência do município, para que o policiamento seja colocado nas áreas mais vulneráveis. O programa tem sido um sucesso.”

Participaram ainda da inauguração vereadores, secretários e subsecretários.